quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Tema: A promessa da salvação

Saudações: Graça e Paz eleito e amados irmãos, que nessa noite querida Deus muito vos abençoe.

Texto: (Mateus 1.21)

Introdução: A promessa da salvação é para nós a mais preciosa de todas as promessas das escrituras. Ela é a maior prova da benevolência de Deus e de seu infinito amor para com o homem ao providenciar-lhe o meio eficaz para que esse fosse redimido dos seus pecados e obtivesse a certeza da vida eterna (João 5.24; 6.47). Essa é a sublime promessa que abre porta para o cumprimento de todas as demais promessas de Deus em nossas vidas.

A necessidade da promessa, a razão da promessa.

A queda como registrada em Genesis, trouxe transtornos e males irreparáveis para a raça humana (Genesis 3.17.19; gálatas 3.21). Toda natureza passou a sofrer as consequências do pecado, que introduziu a morte no mundo e destitui o homem de sua perfeita comunhão com o criador(Genesis 3.16.19). Esse é o efeito mais dramático da desobediência de nossos primeiros Pais, já que Deus não os criou para morte, mas para a vida. É tanto que a luta pela sobrevivência é algo inato em qualquer ser humano. Sua expulsão do jardim do Éden, todavia é o símbolo perfeito dessa perda (Genesis 3.22.24).

O propósito da promessa.

A promessa divina da salvação compreende: A) a redenção do homem da escravidão do pecado; B) a restauração da sua comunhão com Deus e C) a segurança da vida eterna com o Senhor na glória (João 5.24; 10.28.29). Qualquer pecador pode ser salvo aqui e agora. Basta apenas arrepender-se de seus pecados e crer na suficiência da graça manifestada em Cristo. (Romanos 10.8.10).
A salvação implica, portanto viver continuamente na presença de Deus experimentar a sua graça aqui e agora e permanecer desfrutando de comunhão perfeita quando chegarmos ao céu. Desse modo, o continuo e crescente relacionamento é o ponto culminante da promessa da salvação.

O caráter universal da salvação.

A promessa da salvação foi feita indistintamente a todos. Esta é a razão pela qual o evangelho precisa ser pregado a todos os povos (Mateus 28.16.20). A universalidade da promessa não significa, todavia, que todos serão salvos ao acaso. A vontade de Deus e que todos obtenham a salvação e cheguem ao conhecimento da verdade (1 Timóteo 2.3.4)

Conclusão: O importante é que tudo já está pronto e preparado por Deus, mediante a encarnação do verbo divino e seu perfeito sacrifício expiador, que não exige de nós nada em troca, a não ser, a nossa convicta fé NELE para salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário