sexta-feira, 13 de maio de 2011

IMW em Venda Nova / Belo Horizonte - MG


Estudo Ministrado na Escola Bíblica Dominical na IMW em Venda Nova / Belo Horizonte – MG
24/10/2010
Pastor Titular: PR. Murilo Junior
Ministrante: PR. Leopoldo


A Igreja e a Palavra III
"O seu falar é muitissimo suave; sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, e tal o meu amigo, ó filhas de Jerusalém". (Ct 5:10)
Objetivo Geral:
Mostrar a relação da Igreja, enquanto Noiva de Cristo, com a Palavra, enquanto a voz de Cristo, que lhe fala ao coração, como instrumento pelo qual ambos demonstram o amor que nutrem um pelo outro.
Comentário:
De muitos ângulos se pode olhar para as Escrituras em seu valor para a vida da Igreja, sem que se esgote toda a riqueza de seus ensinamentos, ou todas as verdades que ela encerra sob esse aspecto.
Nesta lição, o ângulo pelo qual observaremos a relação da Igreja com a Palavra de Deus é retratato na figura da Igreja como Noiva, e da Palavra como o elo do amor que a une a Jesus Cristo, o Seu Amado. Firmados na convicção de que a relação da Igreja com a Biblia é uma relação vitalicia e indissociável, esforçamo-nos para que este vinculo seja plenamente compreendido, a fim de que nosso amor pela Palavra de nosso Deus aumente mais e mais, visto que é por ela que a voz do nosso amado fala ao nosso coração.
1. A Igreja como esposa do Cordeiro
A figura da noiva ou da esposa é tomada pelos escritores do Novo Testamento para ilustrar a relação entre a Igreja e Jesus Cristo (Ap 19:7; 2Co 11:2; Ef 5:25). Em algumas ocasiões, nos evangelhos, a união dos homens a Deus pela aceitação da mensagem anunciada pelo Filho de Deus é descrita em termos de uma festa nupcial (Mt 22:2,3; 25:10). Vale ressaltar que é nas relações da experiência humana que podemos conhecer as relações que Deus estabelece conosco. Mas o uso desta linguagem não é uma prerrogativa neotestamentaria; pelo contrario, ele remonta ao Velho Testamento, onde os profetas e salmistas de Israel tambem descrevem a relação de Israel com o Senhor de igual forma.
No VT, o nome de "esposo" é assumido por Deus mediante o qual Ele exprime o seu amor pelo seu povo (Is 54:5). A aliança mosaica é definida em termos de um casamento, onde a introdução de outros deuses na adoração de Israel assumiu carater de prostituição e adulterio espiritual na linguagem profetica (Os 1:2; 2:5,7-13,16; 3:1). O tema de uma aliança sob a ótica de um enlace matrimonial é retomado por Isaias (54:5; 62:5), e por Jeremias (2:1), onde o amor de Deus é claramente revelado (31:3), e a quebra da aliança tambem é denunciada como infidelidade conjugal (3:1,6-10). Ora, a relação da aliança entre Israel e o Senhor foi desprezada quando houve um desprezo a Palavra de Deus - 2Cr 36:16; Is 30:9; Os 4:6; Am 2:4; Zc 7:12.
É, portanto, sob essa perspectiva de uma união conjugal entre Deus e seu povo que o Livro de Cantares deve ser lido, uma vez que nele a força do amor que é cantado só encontra seu paralelo no zelo ciumento de Javé (Ct 8:6; Dt 4:24).
Se a aliança entre Deus e Israel prefigura a relação de aliança entre Cristo e Sua Igreja, temos então estabelecido o lugar da Palavra dentro desta relação. E é em Cantares que a relação da Igreja com a Palavra, enquanto demonstração de sua relação com o Esposo sera percebida como uma relação de intimidade.
2. A Palavra de Cristo para a Igreja enquanto sua noiva
Reconhecendo a incapacidade do povo de guardar a lei do Senhor, pela corruptibilidade de sua natureza (Jr 17:9; 13:23), o profeta Jeremias vaticinou não apenas a ruptura da velha aliança por parte do povo, como o estabelecimento de uma nova aliança por parte do Senhor, aliança esta que se caracterizaria principalmente, pela presença da lei dentro do coração humano (Jr 31:31-34). Assim, pela lei Divina fazendo parte da propria natureza humana, o vinculo seria restaurado, e o amor poderia ser expressado, bem como o casamento poderia permanecer para sempre, segundo a vontade Daquele que o instituiu.
Como Mediador desta aliança, Jesus concretiza este ideal divino por meio de sua morte vicaria, selando com seu proprio sangue esta união entre Deus e os homens, que agora, unidos a Ele, constituem-se sua Igreja, sua noiva (Lc 22:20; Hb 8:6; 9:15). A consumação desta união é descrita no Apocalipse como a celebração das Bodas do Cordeiro - Ap 19:7.
Se no VT, o elo da aliança era a Palavra de Deus, e dentro deste molde o NT tambem se estende, logo, o que precisamos agora, enquanto Igreja, a Noiva do Cordeiro, é entender esta relação que se estabelece entre nós e a Palavra, ou a Escritura que revela o Cordeiro (Jo 5:39).
2.1 - É pela Palavra que o Noivo fala ao coração de sua Noiva
Notemos que em Cantares a voz do amado é, para a noiva, não apenas um motivo de jubilo, como tambem uma voz irresistivel, que transmite ao seu coração toda a graça que nele reside (Ct 2:8,10,11). Anelando por ouvi-lo, ela o busca incansavelmente (Ct 3:1-4), porque quando ele fala, ela é atraida a sua presença como totalmente desejavel por ele (Ct 2:10,14), e descrita como totalmente aprazivel diante dele (4:1-15). Por isso sua alma derrete-se quando ele fala, e para ela, o seu falar é muitissimo suave (Ct 5:6,16). Esse aspecto confortante e irresistivel da graça de Cristo revelada em Sua Palavra é levemente percebido no livro de Rute, no encontro onde aquela pobre moabita sente-se confortada pelas palavras que o redentor lhe dirige, atraindo o seu coração a ponto de fazer brotar nela o desejo de ser desposada por ele (Rt 2:13; 3:7-11). Quando Israel se distanciou de Deus, cometendo adulterio espiritual com os idolos, o Senhor anunciou que a levaria ao deserto, e tornaria a atrai-la a si, falando ao seu coração (Os 2:11). Era no coração, desde o começo, o povo de Deus deveria colocar a Palavras de Deus (Dt 6:6; 11:18). Esse prazer promovido pela Lei do Senhor dentro do coração humano é descrito na experiência de muitos santos tanto do VT quanto do NT - Sl 19:8; Sl 119:47, 72,97,140; Jr 15:16; Rm 7:22.
2.2 - É pela palavra que o Noivo santifica a Noiva, promovendo vestes dignas para que ela se apresente diante dele
Sem duvida, toda noiva prepara-se para o encontro com o noivo. No VT, esse preparo incorporava não apenas um tempo de purificação a base de óleo de mirra e especiarias (Et 2:2), como tambem a festa de casamento exigia vestes adequadas, tanto mais fosse a coroação da noiva como rainha! (Sl 45:9,13,14). A relação da Palavra com a santificação é descrita em varias passagens biblicas (Jo 17:17; 2Ts 2:13; Sl 119:9; 1Pe 1:22; Jo 15:3), bem como a santificação é apresentada como requisito primordial para que se entre na presença de Deus (Hb 12:14). Jesus é descrito como Aquele que se entregou pela igreja, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela Palavra, a fim de apresenta-la a Si mesmo, como igreja gloriosa, sem ruga nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensivel (Ef 5:2-27). Por isso mesmo e que, quando sua Noiva fica pronta, sua veste e descrita como sendo de linho fino, puro e resplandecente, que lhe foi dada (Ap 19:7,8). Pelo fato da igreja de Laodiceia estar despida, foi que o Senhor a aconselhou que buscasse Dele vestes brancas, para que se vestisse (Ap 3:18).
2.3 - É Pela palavra que o Noivo compartilha sua sabedoria com a Noiva, para que ela, juntamente com Ele, assuma o governo assentada em seu trono
Considerando que a sabedoria era a prerrogativa dos reis para um governo eficaz (Pv 8:15,16), é justo que Aquele em quem estão escondidos todos os tesouros da Sabedoria e da ciência de Deus (Cl 2:3) queria dar de Si mesmo aquela que, sendo uma só com Ele, assentar-se-a como rainha no seu trono, para reinar sobre a terra - Ap 3:21. O salmista já havia afirmado esse poder da Escritura no expandimento da mente humana, vitalizando suas faculdades mentais, ao declarar que a revelação da Palavra da luz, traz esclarecimento aos simplices (Sl 119:130), e ainda: Tenho mais entendimento que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos (Sl 119:99).
2.4 - É pela palavra que o Noivo manifesta a sua fidelidade a sua Noiva, mostrando-se digno da sua confiança
A fidelidade é uma dimensão da verdade, visto que é a demonstração da verdade no tempo, no cumprimento da Palavra empenhada. Por isso, Deus, como Aquele que não pode mentir (Nm 23:190, arroga volar sobre a Sua Palavra (Jr 1:12). Porque Deus cumprirá a Palavra por Ele falada (Ez 12:25), a Igreja, como noiva do Cordeiro, pode depositar plena confiança naquilo que Ele fala, e pela fé, caminhar em direção ao Seu Amado, tal qual fez Rebeca ao ouvir o testemunho sobre o filho de Abraão, levado pelo seu servo, deixando a humilde posição de pastora para assumir toda a herança e promessas feitas a Isaac (Gn 24). Nosso noivo vira para nos buscar ao lugar que Ele mesmo foi preparar para nós (Jo 14:1,2).
2.5 - É pela submissão a palavra que a Noiva demonstra seu amor pelo Noivo
Submissão da esposa ao esposo é o que estabelece a Palavra de Deus (Ef 5:22,23), visto ser ele o cabeça da mulher. Ora, se Cristo é o Cabeça da Igreja (Ef 5:23,24; Ef 1:22,23), espera-se que o seu amor a Ele seja demonstrado pelo amor a sua Palavra (Jo 14:24), e isto seja revelado em sua obediencia, uma vez que esta é a mais alta expressão do amor (1Jo 5:3).
Conclusão
O casamento, visto sob a ótica divina, é um ajuntamento, uma união indissoluvel entre pessoas que descobrem afinidades entre si. Por isso, essa é uma das mais ricas figuras biblicas que Deus toma para ilustrar nossa relação com o Senhor Jesus Cristo, enquanto Igreja, Noiva do Cordeiro. E o elo que nos mantem vinculados um ao outro é a Palavra, sem duvida. A Palavra de Deus soou em nossos ouvidos, e encantou o nosso coração com a mensagem de Sua graça, que nos atraiu ao seu encontro. E por esta Palavra o nosso noivo santifica as nossas vestes, preparando-nos para a festa nupcial, mantem a nossa confiança firme, cumprindo suas promessas, compartilha sua sabedoria conosco, a fim de nos habilitar para o exercicio do governo, e espera de nós que, em nome do amor que afirmamos sentir por Ele, obedeçamos aos seus mandamentos.
Aplicaçaõ Prática
1. O amor de Deus por nós é descrito como um amor ciumento, ou seja, Deus não aceita dividir nossa devoção com o mundo (Tg 4:4,5). Portanto, não permita que nada se interponha entre voce e DEus, impedindo-o de uma comunhão plena com o Senhor.
2. Expresse a Deus seu amor pela sua Palavra. Tome tempo em adorar ao Senhor mediante o estudo e a contemplação de sua verdade. Lembre-se que é a voz do seu amado que quer encontrar eco em seu coração.
Fixação de Aprendizagem
1. Evidencie por meio de referencias biblicas, presentes no AT e no NT, a Igreja figurada como Noiva do Cordeiro
2. Apresente a relação existente entre a Igreja, Noiva do Cordeiro, com a Palavra (Escritura) que revela o Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário