quarta-feira, 11 de maio de 2011

1º e 2º Corintios (Parte 03)

O Obreiro do Senhor
Em 1Corintios 3:9, a Biblia diz dos obreiros: "Nós somos cooperadores de Deus", Em geral se pensa que o cooperador no trabalho do Senhor seja um obreiro iniciante, ou um mero auxiliar, mas aqui trata-se de um obreiro habituado na Seara do Mestre, dando o naximo de si, com todo esforço, juntamente com os demais, para levar avante o trabalho de Cristo. No mesmo versiculo, a Biblia diz do rebanho do Senhor: "Vós sois lavoura de Deus". Agora a cena muda: em vez do obreiro, aparece a Seara do Senhor, na qual o obreiro se ocupa.
Obreiros bem e obreiros vão, mas a Igreja do Senhor permanece, por que ela é obra de Deus e não de homem. Dela disse Jesus: "A minha Igreja". Desta expressão do Senhor, conclui-se que há outras aglomerações que levam o nome de Igreja, mas que não são a sua Igreja.
A Diversidade de Ministérios (1Co 4:1,2)
Os obreiros que trabalhavam na igreja de Corinto ilustram, em parte, os varios tipos de ministerio que Deus pôs na sua Igreja, como esta escrito em 1Co 12:28,29.
1) "Ministros de Cristo" (v.1).
"Ministros", aqui, não é um termo geral para significar obreiros do Evangelho. Literalmente, o termo refere-se a um serviçal muito humilde, cujo trabalho, naqueles tempos, era muito pesado. Deus usa esses termo para realçar:
a) a humildade que deve assinalar todos os obreiros do Senhor;
b) a responsabilidade confiada por Deus ao obreiro, na execução da sua obra.
A idéia aqui é o volume de trabalho.
2) "Despenseiro dos mistérios de Deus" (1Co 4:1,2).
A idéia, aqui, é mais de qualidade no trabalho que se faz para Deus. O termo despenseiro, neste versiculo, alude a um administrador que, a serviço de seu Senhor, cuida de sua casa, negócios, recursos, propriedades e pessoal. A tarefa desse despenseiro não era tanto manual (como a do caso anterior), mas principalmente mental. Deus tambem capacita obreiros para tais ministerios. Ver 1Co 12:28b "governos", e Rm 12:8 "o que preside".
Há igreja que possuem obreiros-administradores em excesso, mas poucos pastores para cuidar das ovelhas. Embora não constituem toda a obra de Deus, as ovelhas são a sua principal parte, porque são dotadas de almas viventes com um destino eterno. Em 1Ts 5:12, a biblia fala de obreiros "que trabalham entre vós", e tambem de obreiros "que presidem sobre vós no Senhor".
Obreiro e os misterios de Deus (v.1). Conforme vemos em 1Co 2:7, "ministerios", neste contexto, são as verdades e doutrinas biblicas da redenção, e da Igreja do Senhor, reveladas por Jesus nos evangelhos, e pelo Espirito Santo através das epistolas do Novo Testamento.
Obreiro e sua fidelidade ao Senhor (v.2). O despenseiro a que se refere o texto biblico não era dono daquilo que cuidava e administrava, assim como o obreiro não é dono da obra que dirige, pois esta pertence ao Senhor.
3) Os obreiros que trabalhavam em Corinto.
Esses obreiros, bem como o seu trabalho, estão registrados na biblia para o nosso ensino concernente a Igreja, ao seu ministerio e ao seu trabalho.
a) Paulo, o fundador da igreja local (1Co 3:6a, 10). Como missionario, ele fundou a igreja em Corinto (At 18:1). Ai, permaneceu 18 meses, dedicando-se ao ensino doutrinário daquela novel igreja (At 18:11). A lição que temos aqui é a do obreiro que cuida, com absoluta prioridade, do ensino da Palavra de Deus na igreja. Paulo tinha muito o que fazer naquele lugar, mas sabia, pelo Espirito Santo, que o discipulado daqueles novos crentes era fundamental para a consolidação e avanço da obra de Deus.
Se as igrejas e congregações de hoje cuidassem devidamente dos novos convertidos, levando-os, inclusive, a buscar o batismo com o Espirito Santo, teriamos uma igreja muito maior, tanto em quatidade como em qualidade. As igrejas tambem não estão investindo como se deve na preparação de obreiros para "fazer discipulos", conforme ordenou Jesus. Discipulos do Senhor não nascem assim; eles são feitos depois de nascidos. Do nascimento espiritual, Jesus cuida, mas a seguir, vem a missão Igreja, que é a de "fazer discipulos".
b) Apolo (1Co 3:6). Aqui esta dito que Apolo "regou". Esse é um santo ministerio - cuidar das plantinhas na casa do Senhor. Sem isso elas definharão. Ver mais sobre Apolo em At 18:24-28. Comparando-se 1Co 3:6 com At 18:27b, ve-se que Apolo cuidava tambem do discipulado dos novos cristãos.
C0 Timóteo (1Co 4:17). Esse foi outro obreiro que trabalhou em Corinto. Ele aprendera com o grande mestre que foi Paulo, e relembrava os seus ensinos para aquela congregação. Reiterar, repetir e relembrar podem ser aspectos do ministerio de determinado obreiro.
Paulo coloca Timóteoem lugar de honra, mencionando-o nos primeiros versiculos das seguintes epistolas: 2Co, Fl, Cl, 1Ts, 2Ts, e Filemon. Isso revela ate que ponto Timóteo merecia a confiança de Paulo, o apóstolo a quem Deus confiara tão grande obra.
d) Tito (2Co 7:14,15). Este tambem trabalhou em Corinto. Tinha personalidade forte, como se deduz de 2Co 7:15 e Tt 1:5. Ele muito colaborou no levantamento de fundos para a assistencia social daquela época, na igreja (2Co 8:6). Talvez por ser um obreiro enérgico, ele foi para Dalmácia (2Tm 4:10). Apesar de os dálmatas serem de dificil diálogo, Tito certamente soube lidar com eles.
e) Silas (2Co 1:19). Trata-se do mesmo obreiro chamado Silvano noutras referencias. (Silvano é a forma latina de Silas). Era profeta do Senhor. Esses ministerios todos são necessarios na obra de Deus.
A Obra do Ministério
Nenhum obreiro é perfeito, mas tambem nenhuma congregação o é, e muito menos a de Corinto. Os titulos e os atos que a biblia registra com referencia aos obreiros das duas Epistolas aos Corintios, npos ensinam muito sobre o ministerio evangélico.
1) "Cooperadores de Deus" (1Co 3:9).
O obreiro é descrito aqui como um auxiliar de DEus, trabalhando com Ele como bem o diz o termo original. Então, o obreiro que trabalha com Deus deve ser um constante aprendiz dEle.
2) "Ministros de Deus" (2Co 6:4).
Aqui, o termo original para ministro é o mesmo para diácono como em Fp 1:1. O obreiro chamado por Deus é um assistente e servidor dEle; um diácono de Deus. É um altissimo privilégio e uma grande responsabilidade.
3) "Embaixadores das Igrejas" (2Co 8:23).
Este termo, na biblia, significa literalmente alguem enviado como representante em missão de serviço. O obreiro do Senhor representa sua igreja por onde vai. Cada obreiro deve considerar esta grande responsabilidade. O embaixador representa o seu povo e o seu pais. Assim faz o obreiro, espiritualmente. Em 2Co 5:20, o termo no original do Novo Testamento não é o mesmo de 2Co 8:23, e tem a ver com a maturidade e experiencia do obreiro.
A Realização do Obreiro
A realização plena do obreiro tera lugar no dia da glorificação da Igreja, na presença do Senhor, mas, já aqui, há uma certa realização como veremos a seguir.
1) O crescimento da obra de Deus.
Ver 2Co 7:4, onde Paulo expressa o seu regozijo, sua felicidade ante o progresso da igreja de Corinto.
2) O testemunho da Igreja em favor do obreiro (2Co 3:1-3).
Isto para o obreiro é uma grande realização em sua vida e ministerio. Infelizmente, muitas igrejas não podem assim proceder por causa dos maus obreiros.
3) O contentamento do obreiro em relação a igreja (1Co 1:4).
A igreja, não como um campo de trabalho em si, mas como congregação e assembléia de crentes em torno de seu pastor.
4) O galardão futuro do obreiro (1Co 3:14).
Esse galardão futuro do Senhor constitui-se tambem em sua aprovação quanto ao trabalho executado pelo obreiro. Ver Mt 20:1, 8; 25:19,21,23; 2Tm 4:7,8.
Conclusão
Os frutos do trabalho do servo do Senhor não surgem de um dia para outro. Em Mc 4:28,29, Jesus disse: "Primeiro a erva, depois a espiga, e por último o grão cheio na espiga. E, quando já o fruto se mostra (...)". Às vezes, o obreiro se impacienta com a lentidão do crescimento, mas o crescimento desordenado não é normal, pois os seus frutos são enganosos. Bonitos na aparencia, mas carentes na realidade. O Senhor Jesus ainda disse: "Pelos frutos os conhecereis"

Nenhum comentário:

Postar um comentário