quinta-feira, 14 de abril de 2011

IMW em Venda Nova / Belo Horizonte - MG

Estudo Ministrado na Escola Bíblica Dominical na IMW em Venda Nova / Belo Horizonte – MG

22/08/2010

Pastor Titular: PR. Murilo Junior

Ministrante: PR. Leopoldo


O Estudo das Escrituras

“Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que testificam de mim”. João 5:39


Objetivo Geral:

Mostrar a importância que o estudo da Palavra tem para nossas vidas. Comentário Jesus disse certa vez aos saduceus: “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus” (MT 22:29). Neste texto, o Senhor estabelece uma intima relação entre o desconhecimento da Escritura e o erro. O profeta Oseias já faz uma outra conexão, apontando para a relação intima entre o desconhecimento do Texto Sagrado e destruição, ou morte (Os 4:6). O autor de Hebreus acrescenta outro fator ao desconhecimento, que é a imaturidade espiritual (Hb 5:11,12). Por outro lado, são inúmeros os textos que apontam para os benefícios do estudo das Escrituras, ressaltando o valor da mesma para a vida humana e o serviço cristão (2Tm 2:15; 3:15,16; etc. Tendo em vista a relevância deste assunto para nossa vida e historia, esta lição reveste-se de vital importância para a Igreja, visto apresentar informações que nos ajudarão no estudo deste livro tão rico e santo.


1. A Escritura é um texto sagrado cujo propósito é revelar a Deus.

O termo sagrado, ou santo, já indica que não estamos diante de qualquer livro. A Bíblia é a Palavra de Deus (Hb 4:12). Assim, duas verdades se deduzem desta premissa: a) A postura que adotamos diante da Bíblia já é determinante para o entendimento que dela teremos. Se a Bíblia é a Palavra de Deus, a meditação em seu texto deve nos conduzir a voz do Senhor. Quando paramos para meditar na Escritura, estamos tirando um tempo para ouvir o Senhor. Era sobre o propiciatório, que ficava sobre a arca do concerto, onde o Senhor ordenou que se colocassem as tábuas da Lei, que Moisés escutava a voz do Senhor – Ex 25:22. No texto de Ex 25:10-22, se estabelece a intima conexão entre a voz audível e a Palavra escrita, de modo que não podemos dissociar estas duas coisas. No AT, isso era um privilégio concedido apenas a Moisés (Nm 12:6-8), mas após a morte de Jesus, o véu foi rasgado e ouvir Deus tornou-se prerrogativa de todo cristão. b) O conhecimento de Deus exige um conhecimento de todo o texto sagrado. A Bíblia tem 66 livros, e todos apontam para Jesus Cristo, logo, é na totalidade da Escritura que temos a totalidade da revelação Dele. Aqui se estabelece a necessidade do conhecimento de cada livro, bem como da relação de um com o outro e de seu lugar no cânon Sagrado. Deus se revelou dentro da História, e a História Sagrada ocupa-se de dois grupos específicos: Israel (AT) e a Igreja (NT). Então, faz-se necessário estudar a Biblia livro por livro, tomar cada livro como objeto de nosso estudo e meditação.

2. O Estudo Bíblico é determinante na nossa qualidade de vida e função ministerial

O Salmo 19:7-9 elenca alguns efeitos da Palavra de Deus dentro do ser humano: ela promove satisfação interior (alegra o coração), paz na mente, dominio das emoções e alivio da ansiedade (refrigera a alma), levanos a agir de forma prudente (da sabedoria) e ajuda a superar os conflitos, esclarece as situações e da perfeito discermimento da realidade (alumia os olhos). Se atentarmos bem para estas verdades, entendemos que a qualidade de nossa vida esta associada com aquilo que é posto dentro de nossa mente, ou seja, a Palavra. Logo, a nossa meditação na Palavra determinara a extensão daquilo que Deus efetuará em nossa vida. Acredito que esta é a verdade posta dentro da linguagem figurada da Bíblia, onde o homem que medita na lei do Senhor ou que vive na presença do Senhor é comparado com árvores que frutificam – Sl 1:3; Gn 49:22; Jr 17:7,8. De igual importância é a meditação bíblica para o exercício do ministério, tendo em vista que “...a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra” (2Tm 3:16). É aquilo que Deus faz em nós que Ele deseja fazer nos outros. Portanto, quanto mais Deus age em nós, para um numero maior de pessoas desejará Ele manifestar Seus atos, de modo que estenderá os limites de Sua obra em nossa vida.


3. Diretrizes para uma meditação Bíblica

a) Escolha um livro e determine sua leitura por inteiro. Não passe para outro livro enquanto não terminar a leitura daquele que começou. b) B) Determine um horário e um lugar apropriados para a leitura e a reflexão da Biblia. Atente para o fato de que tanto a luz quanto a postura e o som influenciam na aprendizagem. c) C) Não tenha pressa. Se o seu tempo for curto, faça uma leitura menor, mas de qualidade. d) D) Ore. Não dispense a presença e a ajuda do próprio autor – Sl 119:18,73. e) Escreva, faça o registro de suas conclusões. f) Procure primeiramente, guardar o que o texto diz. Depois, procure extrair as verdades que ele contém, aquilo que pode ser deduzido a partir do próprio texto. Separe cada parte e procure as relações entre as informações que o texto oferece. Um exemplo simples: escolha Gn 12:1-3. Escreva cada versículo. Você vai observar que Deus diz para Abraão deixar algumas coisas (sua terra, sua parentela, sua família). E diz que vai Dara Abraão algumas coisas (uma terra, um grande nome, uma descendência). Assim, aprende-se do texto que, muitas vezes, para ganhar bênçãos de Deus em nossa vida teremos que fazer certas renúncias. Deus exigiu que Abraão deixasse algo que ele via para ir em direção aquilo que ele não via. Bom, por último, aplique estas verdades a sua própria vida e compartilhe o que você aprendeu. Deus da semente aquele que semeia (2Co 9:10).


Conclusão

O estudo das Escrituras é uma ordem divina, que perpassa toda a historia sagrada. Foi o conselho que Deus deu a Josué, a fim de que este fosse bem sucedido em seus empreendimentos (Js 1:7,8). Foi o conselho que Davi deu a Salomão para que este pudesse ter um reinado próspero (1Rs 2:3,4). Foi o conselho do salmista (Sl 1:1-3), e uma ordem do próprio Senhor (Jo 5:39), a fim de que experimentemos uma vida abundante, evitemos cair em erros e cresçamos na vida espiritual e também que tenhamos um ministério bem sucedido. Aplicação Pratica 1. Assuma um compromisso com a leitura da Bíblia, e de toda a Bíblia. E uma leitura proveitosa e aquela onde, depois de concluída podemos discorrer sobre o que lemos. 2. Medite diariamente na Bíblia. Seu crescimento espiritual depende disto, bem como a realização dos propósitos de Deus para contigo. Sua maturidade esta relacionada a isto, e de igual modo, o teu sucesso ministerial.


Fixação de Aprendizagem

1. A autora desta lição afirma que “A Escritura é um texto sagrado cujo próposito e revelar a Deus” e que duas verdades se deduzem desta premissa. Aponte essas verdades. 2. Argumente em defesa da idéia de que o estudo bíblico é determinante para a nossa qualidade de vida e função ministerial. 3. Aplique em sua vida as diretrizes propostas na lição para uma meditação bíblica.


Fonte: explicando as Escrituras “revista para Escola Bíblica Dominical da Igreja Metodista Wesleyana”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário