quarta-feira, 20 de abril de 2011

IMW em Venda Nova / Belo Horizonte - MG

Estudo Ministrado na Escola Bíblica Dominical na IMW em Venda Nova / Belo Horizonte – MG
10/10/2010
Pastor Titular: PR. Murilo Junior
Ministrante: PR. Leopoldo

A Igreja e a Palavra I
"...e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela". (Mt 16:18b).

Objetivo Geral
Mostrar que a existencia e a sobrevivencia da Igreja depende da Palavra, bem como a propagação da Palavra depende da Igreja.
Comentario
A relação da Igreja de Jesus Cristo com a Santa Escritura, a Palavra de Deus, é uma relação tão profunda e indissociavel que, sob hipótese alguma, podemos permitir que seja rompida, porque isto compromete frontalmente a nossa identidade. O povo de Deus é dirigido e sustentado pela Palavra de Deus. Isso significa que ele se mantém pela Palavra, fazendo dela a sua vida, e também caminha por ela, pois sua conduta é definida através dela.
Nesta lição, vamos refletir sobre esta relação, estabelecendo aquilo que a Escritura afirma e buscando um entendimento mais aprofundado acerca desta verdade, uma vez que, enquanto Igreja, somos a "coluna e o baluarte da Verdade" (1Tm 3:15).
1. O Significado e a Origem da Igreja
A palavra Igreja no grego é "Eklésia", e tem como sentido basico um grupo de pessoas convocadas, uma assembleia.
Quando Moises diz ao povo que o Senhor havia-lhe dito: "Reune este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, a fim de que aprenda a termer-me todos os dias que na terra viver..." (Dt 4:10), a Septuaginta traduz a palavra "reune" (heb. qãhal) pelo termo grego ekklesiazõ, "convocar um assembleia", verbo congnato do sustantivo do Novo Testamento ekklésia, "igreja" (GRUDEM, 1999, p. 715).
Esse termo abarca, no Novo Testamento, tanto o sentido de um organismo vivo, que pode ser entendido como o Corpo mistico de Cristo formado por todos os crentes regenerados, nascidos de novo - mediante a fé no Senhor Jesus (1Co 12:27; Cl 1:18) - como também comporta o sentido organizacional, que também tem lugar no Novo Testamento. Este testemunha a escolha de diaconos para o serviço social dentro de uma comunidade (At 6:1-6), uma assembleia ou concilio constituido para definir questões doutrinarias (At 15), o envio de missionarios para plantação de novos trabalhos (At 13:1-3), a coleta de ofertas para auxiliar irmãos de outras localidades (2Co 9), o envio de cartas para igrejas (1Co 1:2; Rm 1:7; Ef 1:7, etc).
A origem da Igreja, historicamente, remonta a Pessoa de Cristo, o seu fundador (Mt 16:18). Ela tem em seu embrião os apóstolos do Cordeiro, os que primeiro receberam a Palavra, e foram chamados para participar da missão de Jesus (Jo 17:8,14,18). Tendo recebido o Espirito Santo em seu interior (Jo 20:21,22), após a ressurreição do Mestre, aguardaram a descida deste mesmo Espirito (At 1:8; Lc 24:49), inaugurando o seu aparecimento em publico, ou a sua manifestação historica como fenômeno social.
2. A Igreja depende da Palavra
O Novo Testamento faz uso de tres figuras principais para a Igreja: Corpo de Cristo (Cl 1:18; 1Co 12:12-27), Templo com suas pedras (1Pe 2:5-8; Ef 2:20-22), A Noiva (Ap 19:7). Todas testemunham a intima relação entre a Igreja e a palavra:
2.1 A Igreja enquanto corpo de Cristo e a palavra enquanto testemunho de Cristo: a) A Palavra é a semente mediante a qual a Igreja foi gerada, sendo portanto, causa imediata de sua existencia. Tiago afirma que fomos gerados pela Palavra, texto este que nos remete ao inicio de nossa existencia enquanto crentes, filhos de Deus (Tg 1:18). A Igreja surgiu pela pregação da Palavra, e Jesus Cristo era sempre o tema da pregação (1Co 2:2; 1Co 1:23; At 2:41; 1Co 15:3,4). O primeiro discurso de Pedro, que resultou na conversão de tres mil almas, no dia de Pentecostes, foi construido em torno da Pessoa de Jesus, como tendo sido entregue pelo Conselho de Deus e ressuscitado para cumprir as profecias, para assentar-se no trono, exaltado a destra do Pai (At 2:22-36). O segundo discurso, que ampliou o numero de conversos dentro da primeira comunidade de santos, também teve a Pessoa de Jesus Cristo como foco central. A Ele Pedro atribuiu a cura do paralitico, explicando a sua missão redentora (At 3:12-18). Jesus Cristo, como Aquele de quem dera testemunho os profetas, ocupou o palco das explicações e das ministrações dos apóstolos em todos os episodios narrados no livro da historia da Igreja. Foi por ensinar em Seu Nome que Pedro e João foram perseguidos (At 5:27-32); Filipe ao chegar em Samaria, pregava a Cristo entre os samaritanos (At 8:5); Filipe explicou ao eunuco que o texto de Isaias 53 falava sobre Jesus Cristo (At 8:30-35), etc. Vemos que as primeiras comunidades e as primeiras conversões foram resultados da pregação sobre Jesus Cristo, o que nos mostra a relação entre a Palavra ministrada e a Palavra viva.
b) A Palavra é o alimento que sustenta a vida da Igreja, promovendo seu crescimento organico. Paulo afirma que a nossa vida esta escondida em Cristo (Cl 3:3), de modo que somos sustentados por Ele mediante a Sua Palavra (Mt 4:4; Ef 2:9). Essa sustentação da Igreja por Aquele que é seu originador é afirmada pelo proprio Senhor, quando, tomando como ponto de partida um episodio que girou em torno de uma multiplicação de pães - aproveitando-se do tema da alimentação - declarando ser "O pão vivo que desceu dos ceus", explicou sua missão redentora, concluindo: "Quem de mim se alimenta vivera por mim" (Jo 6:47-50,53-58). Pedro ratifica a relação entre o crente como um organismo vivo, e a Palavra como alimento para seu crescimento, exortando os seus leitores a desejar ardentemente o leite não falsificado (1Pe 2:2). O crescimento individual de cada crente, mediante o operar da Palavra em seu interior é descrito teologicamente como santificação, e Jesus afirmou que esta santificação é efetuada mediante a Palavra (Jo 17:17).
A Palavra como vinculo da unidade entre seus membros. Após mostrar aos crentes em Efeso a sua eleição, enquanto igreja (Ef 1:4,5), o seu proposito (Ef 1:6,9,10; 2,7), o modo pelo qual, como gentios, foram tornados um só corpo (2:14-16; 3:6), o apóstolo Paulo se preocupa em ensinar aos mesmos como deveriam andar, e sua primeira admoestação versa sobre a unidade dos salvos. E ele apela para esta unidade a partir de seis argumentos: Há um só corpo, há um só Espirito, um só Senhor, uma só fé, um só batismo e um só Deus (Ef 4:4-6). A Igreja, enquanto corpo de Cristo, tem seus membros sustentados pelo mesmo corpo doutrinario, e isto porque todos sao alimentados por um mesmo pão. Independente do lugar onde estejam, e da forma como expressam a sua fé, todos os membros do corpo de Cristo, regenerados pelo Espirito, se nutrem de um mesmo alimento espiritual. É por este aperfeiçoamento na unidade que ela testifica ao mundo acerca da verdadeira identidade e missão de Cristo - Jo 17:21,23.
d) A Palavra como espada da qual a Igreja se serve no combate as forças das Trevas. Ao falar da armadura espiritual da qual a igreja deveria revestir-se, como parte de seu preparo na batalha espiritual, Paulo inclui a espada do Espirito, que é a palavra de Deus (Ef 6:17). Jesus Cristo fez uso desta espada no deserto, quando foi desafiado pelo arqui-inimigo de Deus, demonstrando sua total credibilidade naquilo que estava escrito, bem como sua confiança na autoridade do texto sagrado. "Esta Escrito", e sendo aquilo que estava escrito a Palavra de Deus, constituia-se na maxima e absoluta autoridade espiritual (Lc 4:4,8,12).
e) A Palavra como semente que pela Igreja é semeada a fim de gerar outros filhos para Deus, promovendo assim seu crescimento quantitativo. Diferente da missão de Israel, cujo propósito era viver a Lei de Deus dentro de um lugar especifico, a Igreja foi comissionada as nações, e sua missão especifica é fazer discipulos mediante o ensino cujo conteudo constitui-se "em todas as coisas que Jesus ordenou" (Mt 28:19,20). A Igreja primitiva entendeu seu compromisso com esta proclamação e ensino (At 4:31; At 6:2; 12:24; 13:44,46). Os apóstolos entenderam que a fé salvifica vem e é gerada pela pregação da Palavra (Rm 10:16-17), de modo que, mesmo que eles ficassem impedidos fisicamente de ministrar, o mais importante era que a Palavra de Deus não ficasse presa (1Ts 3:1; 2Tm 2:9).
Conclusão
A Igreja tem sua origem na Palavra de Deus, que é Cristo Jesus, o Verbo Vivo e também a Palavra Escrita. Tendo a Palavra como sua fonte originadora, também dela depende para seu sustento, seu crescimento e sua missão. É pela Palavra que a Igreja vive, é a Palavra que constitui seu testemunho, é com a Palavra que ela vence o inferno. Portanto, não há como ser Igreja de Jesus Cristo se não mantiver uma relação inti,ma com a Palavra que Dele testifica.
Aplicação Pratica
1. Não negligencie os cultos e trabalhos em sua igreja onde a Palavra de Deus estiver sendo ministrada. Ela é seu alimento, e é por se preocupar com o seu crescimento espiritual que o Senhor envia pessoas para ministrar na Igreja.
2. Mantenha uma relação dinamica e viva com os crentes de sua igreja, seus irmãos na fé. Lembre-se de que nosso crescimento é efetuado em grupo, logo, a comunhão é indispensavel para seu progresso espiritual.
3. Não faça comparações entre as pessoas que ministram a Palavra, seja na pregação ou no estudo biblico. Lembre-se de que as pessoas sao apenas cooperadores: é Deus quem processa o crescimento.
Fixação de Aprendizagem
1. Determine a origem da Igreja
2. Justifique a importancia da Palavra de Deus para a Igreja, a partir dos cinco argumentos presentes no corpo da lição.
Fonte: revista da Escola Biblica Dominical "explicando as Escrituras" da Igreja Metodista Wesleyana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário