segunda-feira, 25 de abril de 2011

1º e 2º Corintios (Parte 02)

O Homem sob tres planos biblicos
De vez em quando, todos precisamos tirar retrato para os fins mais diversos. Dai a necessidade de se ir a um estudio fotografico. Espiritualmente falando, o estudio de Deus é a sua Palavra. Nela, podemos ver o nosso retrato tal qual é: sem Qualquer retoque. Pois a Palavra de Deus é fiel. Neste mundo, o homem é classificado de muitas maneiras. É classificado de acordo com a situação em que se encontra, ou segundo os objetivos que traçou para a sua vida. No entanto, Deus classifica os seres humanos sob tres planos como veremos no decorrer desta lição. Nao temos como escapar dessa classificação. Ou somos o homem natural, ou o homem espiritual, ou o homem carnal.
No transcorrer da lição, identifique-se diante de Deus. Voce esta incluso no grupo do homem natural, espiritual, ou carnal?
O homem natural
Embora o plano mais elevado para o homem seja o espiritual, Deus começa, em sua Palavra, pelo plano mais inferior: o natural. Isto é, começa a falar do homem que vive a vida a natural, a vida deste mundo, e que nao tem o Espirito Santo no seu viver.
1) a descrição do homem natural.
Ele é chamado natural porque ainda nao experimentou a regeneração. Vive segundo a natureza pecaminosa e decaida desde a queda ocorrida no Éden. Ele esta perdido. A menos que aceite a Jesus, nao há solução para ele. Esse homem nao pode ser reformado nem melhorado. Ele tem de ser transformado pelo poder do Espirito Santo (Rm 8:9; 7:18). Não importa quao bom, culto, educado, experiente, moralista e religioso seja, se nao aceitar a Cristo, estara irremediavelmente perdido e morto em seus pecados (Sl 14:1-3; Rm 3:23; 8:9).
a) o mesmo termo traduzido natural em 1Co 2:14, é traduzido animal, em 1Co 15:44, referindo-se ali ao corpo impulsionado e controlado pela alma humana e suas paixões. O nosso termo "alma" vem do latim anima, e nada tem a ver com animal e, sim, criatura especial de Deus (Gn 1:26,27; Sl 8:4-6).
b) o mesmo termo é traduzido sensuais em Jd v.19, no sentido de ser governado apenas pelos sentidos naturais da alma, e nao pelo Espirito Santo. "Sensual", aqui, nao se refere a volupia, lascivia, cobiça carnal ou a incontinencia, mas ao que é percebido pelos sentidos.
c) o mesmo termo é ainda traduzido animal em relação a sabedoria que nao procede do Espirito Santo, e sim da capacidade puramente humana; inteiramente da alma humana. Esses fatos biblicos ajudam a descrever o homem chamado natural.
2) Natural tambem significa não trabalhado.
Ou seja: não transformado, não modificado, não processado, nao cultivado. Exemplo: a madeira tal qual cortada do tronco; não trabalhada, bruta. Vamos dar um outro exemplo: a pedra como se encontra na pedreira; não polida, nem esculpida. Assim é o homem natural. Ele se acha morto em seus pecados; ainda nao foi transformado pelo Espirito Santo. Ele precisar nascer de novo para tornar-se agradavel aos olhos de Deus.
3) o homem natural e seus impedimentos.
a) ele não compreende as coisas de Deus. Sua mente carnal nao alcança nem valoriza as coisas divinas porque não tem o Espirito Santo.
b) ele nao entende as coisas de Deus. Para entender é preciso primeiro compreender.
c) ele nao discerne as coisas de Deus porque elas sao espirituais. Na natureza carnal, nao habita bem algum de ordem espiritual (Rm 7:18). Eis mais alguns textos sobre o homem natural: em Ef 2:3; At 26:14; 2Pe 2:12.
d) ele desconhece completamente as coisas sobrenaturais de Deus. Ele só entende as coisas fisicas, materiais; as coisas deste mundo; desta vida.
Se voce, leitor, ainda é este homem natural, identifique-se diante de Deus, e corra para Jesus. Receba a sua salvação poderosa e transformadora. E isso nao é tudo. É preciso viver inteiramente para Ele. Não basta te-lo como nosso salvador; é imprescindivel segui-lo e servi-lo como nosso supremo Senhor.
O Homem Espiritual (1Co 2:15)
O homem espiritual é assim chamado por ser impulsionado, controlado e dirigido pelo Espirito Santo. O seu "eu" esta vivo, mas se acha crucificado com Cristo (Gl 2:20; Rm 6:11). O plano (e a vontade) de Deus é que sejamos espirituais (Rm 12:1,2). Ver mais sobre o homem espiritual em Gl 6:1; 1Pe 2:5; Hb 5:14.
1) o relacionamento do homem espiritual com Deus.
o homem espiritual é exatamente o inverso do homem natural. Este relacionamento é triplice:
a) o homem espiritual aceitou a Cristo como seu Salvador e "nasceu de novo" espiritualmente (Jo 3:5).
b) ele submete-se inteiramente a Cristo como seu Senhor, em todas as areas da sua vida.
c) ele é cheio do Espirito. Tem vigor e vida espiritual abundante, como ocorre entre o trono e os ramos da videira (Jo 15:5).
2) a condição do homem espiritual diante de Deus.
a) o homem espiritual é cheio do Espirito Santo, o qual possibilita-o a viver para Deus.
b) sendo cheio do Espirito Santo, esse crente da fruto espiritual automatica e abundantemente para Deus, uma vez que esse fruto, de que fala a Biblia, não vem do esforço humano: vem da natureza divina do Espirito que age com toda a liberdade na vida do crente. Ver 2Pe 1:4).
c) o homem espiritual tem a mente de Cristo. E, pelo Espirito Santo, discerne bem a tudo (1Co 2:16).
Essa é a vontade de Deus para todo crente. A Biblia descreve a condição do homem espiritual como sentado nas "regiões celestiais" com Cristo (Ef 1:3; 2:6).
O homem Carnal
Pelo contexto desta passagem e de outras congêneres, ve-se que o homem carnal é crente e salvo. Não obstante, sua vida cristã é mista, dividida e marcada por constantes subidas e descidas. Ele é um crente que "começa pelo Espirito e termina pela carne" (Gl 3:3). É chamado carnal porque a velha natureza adamica, herdada da raça humana, nele prevalece; ainda não foi subjugada pelo Espirito Santo (Rm 8:13).
A natureza humana pecaminosa, existente em todo crente, embora nao possa ser mudada, precisa ser mortificada e vencida pelo poder do Espirito Santo (Cl 3:5; Gl2:19; 6:14; Rm 8:13). Nem todo crente vive uma vida consagrada, nem se acha disposto a vencer plenamente a natureza adâmica. Na igreja de Corinto, muitos crentes eram carnais. A sua velha natureza estava livre para agir ao invés de "levar cativo todo pensamento a obediência de Cristo" (2Co 10:3-5). Isso só há de ser obtido por nossa inteira submissão a Cristo, como nosso Senhor, e pela obra santificadora do Espirito Santo em nosso ser (Rm 6:13; Gl 5:16).
Conforme esta escrito em Rm 6:11, nao é o pecado que morre dentro do crente; o crente é que deve morrer para o pecado e viver para Deus. Também, conforme Gl 6:14, nao basta o mundo estar crucificado para o crente; o crente é que tem de estar crucificado para o mundo. Um dos grandes perigos na vida cristã consiste em se descer da cruz. Essa é uma mensagem para quem já e discipulo de Cristo (Mt 16:24; Lc 14:27).
1) O relacionamento do homem carnal com Deus.
Ele entristece o Espirito Santo, fazendo o que bem quer. O Espirito Santo nao pode leva-lo a vida cristã abundante, poderosa e triunfante, porque o tal crente é imaturo e acha-se preso as coisas desta vida e deste mundo.
2) A condição do homem carnal diante de Deus.
Ele esta dividido: em parte vive para Deus, e em parte vive para agradar a si mesmo. Enquanto o homem espiritual vive no plano superior das "regiões celestiais", o carnal vive mais na esfera do terreno, porque a sua visão esta voltada para o natural.
3) Sinais do homem carnal.
a) é espiritualmente infantil; imaturo (1Co 3:1);
b) vive de "leite", no sentido de rudimentos da doutrina (Hb 5:12,13);
c) é sectario e dado a isso (1Co 3:4);
d) é dominado pela inveja (1Co 3:3);
e) é dado a contendas e considera isso uma virtude e um direito (1Co 3:3);
f) nao se aflige ante os problemas da igreja, como ocorria em Corinto (1Co 5:1-13; 6:13-20);
g) o carnal, com naturalidade e facilidade, move ação judicial contra a igreja e os irmãos na fé (1Co 6:1-8);
h) o crente carnal vive uma vida mista, querendo agradar a si mesmo, aos outros, ao mundo e a Deus (1Co 10:20,21).
Conclusão
O crente carnal deve refletir, e tomar a decisão de mudar de vida e afastar-se de tudo o que desagrada a Deus (Gl 6:7,8; Tg 1:13-15). Pois corre o risco de abandonar a fé (1Co 10:1-12). Segundo estudamos nesta lição, ele tem de se parar do mundanismo e purificar-se mediante o sangue de Jesus Cristo, o Espirito Santo e a Palavra de Deus. Enfim: deve apartar-se de tudo quanto contamina o espirito, a alma e o corpo, e aperfeiçoar a sua santificação no temor do Senhor (2Co 7:11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário